O Carnê-leão é um recolhimento mensal obrigatório do Imposto de Renda que é feito pelo contribuinte que recebe rendimentos pagos por pessoas físicas ou vindos do exterior. Esses pagamentos são, normalmente por pensão alimentícia ou trabalhadores sem carteira assinada, como autônomos, profissionais liberais e recebimentos de aluguéis.
O carnê leão funciona como um documento em que toda pessoa física registra, mensalmente, os rendimentos recebidos de outra pessoa física ou do exterior. A declaração é obrigatória para contribuintes que recebem mais de R$ 2.112 por mês. Por meio dos registros é feito o cálculo do imposto devido.
Se não declarar, você pode ter multas de 20% do imposto devido + juros. Caso seja obrigado a pagar IRPF dos valores, este percentual sobe e você terá uma multa de 50% sobre o imposto devido.
São dedutíveis de imposto: pensão alimentícia, dependentes, contribuição ao INSS e livro caixa. Se declarar rendimentos com aluguel de imóveis, saiba que valores de IPTU e condomínio são dedutíveis, além de gastos com imobiliária. Assim como no IRPF, é possível deduzir impostos do seu Carnê Leão.
Para fazer um carnê-leão é preciso acessar o Programa Carnê-Leão Web, por meio do site da Receita Federal. Ao entrar na página, clique no Portal e-CAC, que é o Centro Virtual de Atendimento da Receita.
e-Cac: como acessar e preencher
Nesse momento, você deverá informar o seu CPF e a sua senha para ter acesso ao portal e, fazer o seu carnê-leão com todos os seus dados. Esse processo entrou em vigor em 2021. Antes, a declaração era feita por meio do Programa Gerador de Declaração (PGD).
Para preencher e pagar o carnê-leão 2024, você precisa fazer o login no Portal e-CAC. Ao acessar a página, clique na aba “Meu Imposto de Renda”. Depois, vá em “Acessar Carnê-Leão”. Primeiro você irá configurar o seu perfil e colocar os seus dados pessoais. Em seguida, chegará à tela para preencher os valores conforme o mês, informando os rendimentos e também as despesas que teve.
Pronto! O programa irá calcular o valor do DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) automaticamente.
No carne leão entram os gastos que o profissional teve com:
Os impostos do carnê-leão seguem os mesmos valores da tabela progressiva do IRPF (Imposto de renda de pessoa física).
É médico, advogado, psicologo ou outro tipo de profissional Liberal e gostaria de ajuda com o Carnê Leão?
Conte com a nossa ajuda. Você terá um profissional especialista em seu segmento para te auxiliar. Entre em contato conosco.