O Dropshipping chegou no Brasil e o tema tem sido abordado com maior frequência. A criação do e-commerce,a flexibilidade de trabalhar com custos reduzidos e de forma digital se tornou objeto de curiosidade de pessoas estão entrando nesse mercado e querem trabalhar de forma legalizada.
A totality é uma empresa especializada em negócios digitais e online.
Normalmente inicia-se o dropshipping como renda extra e posteriormente torna-se a principal fonte de renda.
Conhecido também como estoque na fonte,a operação de dropshipping já existe a um bom tempo no mercado e atualmente têm se tornado mais popular.
O Dropshipping é a intermediação da venda de produtos que estão em estoque de terceiros, ou seja do fornecedor.
Essa venda é realizada através de um e-commerce , depois realizada a compra ao fornecedor , que é responsável pela entrega do produto.
Resumidamente a operação é uma prestação de serviço e não uma venda. Sua função é ser uma ponte entre o consumidor e o fornecedor.
Diferente do e-commerce , o drop ainda não tem legislação específica no Brasil.
Diante desse cenário, é necessário a criação de um mecanismo que permita a operação.Onde justifica-se a movimentação.
Pela falta de legislação vigente no Brasil, não há como garantir a proteção e a legalidade.
Por isso é importante criar um mecanismo que desenhe toda a rotina contábil e fiscal a fim de justificar a movimentação financeira.
Para os empreendedores do mundo digital , essa modalidade de e-commerce permite começar o negócio com pouco capital e inclusive trabalhar de casa, como muitos começam no drop.
Isso se dá pelo fato de não ter a necessidade do estoque de produtos , ser isento de gastos como: aluguel de galpão para armazenamento , mão – de – obra , transportes, embalagens, entre outros.
Outro ponto , que alguns não sabem é que existe a possibilidade de trabalhar com dropshipping nacional .Não é uma modalidade exclusivamente estrangeira.
Para trabalhar com o drop internacional , você encontrará alguns desafios e é preciso se atentar a todos eles para garantir o sucesso.
A possibilidade de trabalhar com itens estrangeiros, como os da China por exemplo, traz ao empreendedor preços atrativos e produtos diferenciados dos nacionais.
Todavia, o nome sua empresa estará em jogo. Pois , você fará a intermediação desse negócio entre o consumidor e o fornecedor. Então existe a possibilidade de o produto chegar em más condições de uso , de ser taxado na alfândega, entre outros.
É importante escolher os fornecedores que irá trabalhar , baseado nas avaliações que o mesmo possui nas plataformas , como o Aliexpress por exemplo.
Avaliar a experiência dos consumidores e o retorno do fornecedor é outro ponto importante.
O prazo de entrega é outro ponto que precisa ser informado com clareza ao consumidor , pois pode demorar de 30 a 60 dias normalmente.
É necessário na hora de construir seu site, avisar o cliente sobre os prazos de entrega e as possíveis taxas da nossa alfandega, isso passa transparência ao consumidor.
Igualmente ao drop internacional , o nacional trabalha como intermediador entre o consumidor que compra do seu site e o fornecedor que é o responsável pela entrega da mercadoria.
No Brasil já existem grandes empresas que trabalham assim , como : Americanas,Amazon , Pontofrio , Extra , Shoptime , entre outras.
O Ponto frio , por exemplo, não produz livros , geladeiras, entre os diversos produtos que ele comercializa. Se comporta como um intermediador entre quem compra em seu site e o fornecedor.
Essa forma de trabalhar beneficia ambos os lados e faz girar a economia. É conhecido também como Dropshipping Brasileiro.
Para começar com o drop e tornar a sua marca conhecida , é necessário escolher bons fornecedores para trabalhar.
E como escolher um bom fornecedor?
Analise se os produtos são de boa qualidade. E se correspondem às expectativas do seu público – alvo;
Verificar se ele mantém o seu dropshipper ciente do que está disponível ou não no estoque, para não cometer o erro de vender algo que não está mais dentro do estoque;
Ficar de olho nas embalagens e comportamento com o consumidor final.
Mesmo que irá começar seu e-commerce com pouco recurso ou pequeno , é importante ser visionário e pensar grande , pois seus ganhos serão resultado do seu esforço.
E a escolha dos seus parceiros de negócios são parte decisiva desse processo.E estar em dia com as obrigações é fundamental.
Nesse quadro listamos os pontos positivos e negativos de ter uma empresa de dropshipping
Apesar de não ter uma legislação específica que regula o processo de dropshipping no Brasil , A modalidade não fere nenhuma lei , já que a mesma não existe, sendo assim nada te impede de regularizar seu negócio e trabalhar corretamente.
Por ser uma atividade de intermediação de negócios , é tratado como uma prestação de serviço.
É preciso abrir a empresa , estar enquadrada no regime de tributação adequado , emitir todas as notas fiscais e atender toda as obrigações que uma empresa tem. Para isso será necessário a ajuda de uma contabilidade especializada em negócios digitais.
O CNAE (código nacional de atividade econômica) utilizado na atividade de dropshipping é o:
7490-1/04 – Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral , exceto imobiliários.
E para ser considerado legal , não pode ser exercido por pessoa física , então é obrigatório ter o CNPJ.
Inclusive , até para a parceria com fornecedores grandes e de confiança , é requerido a utilização do seu CNPJ de dropshipping.
Como não existe nenhuma atividade relacionada ao drop no MEI(microempreendedor individual), modalidade criada pelo governo para pequenos empreendedores que faturam até 81 mil reais no ano.
Cabe ao dropshipper registrar sua empresa como : ME , Ltda .
Indicamos o enquadramento no regime de tributação de lucro presumido , que têm a alíquota em torno de 13% a 16% sobre o faturamento.
Outro ponto importante a ser observado sobre a regularização do Drop é a emissão correta das notas fiscais.
Todas as suas vendas precisam acompanhar a nota fiscal. É efetuada a emissão de duas notas por pedido, um nota de venda é emitida ao lojista que estará comprando a sua mercadoria e uma outra nota de simples remessa( sem valor fiscal) que será encaminhada diretamente ao consumidor junto com a mercadoria. A nota de simples remessa deve ser emitida de acordo com o valor informado na venda.
Você emite nota para o cliente (com icms) o seu fornecedor emite nota para você ( com icms) e outra de simples remessa para seu cliente ( sem icms) onde tem o processo de compra e venda da sua parte mas a entrega por parte do fornecedor configurando assim a operação de dropshipping.
Mas se você ainda não conseguiu entender essa operação não se preocupe, conte com a nossa ajuda !
Por se tratar de uma modalidade nova no mercado , ainda gera muitas dúvidas por parte dos profissionais de contabilidade.
E estar regularizado é uma tarefa fundamental para quem quer operar com drop e não ter problemas.
Escolher uma contabilidade especializada em negócios digitais , te traz mais confiança , pois são profissionais experientes e que te ajudarão nessa conformidade.
Quer saber mais informações ? Entre em contato!