No artigo abaixo será explicado como o Coronavírus:Crescimento do Ecommerce no Brasil alcançou o nível de alavancagem em período de Pandemia.
Com a chegada do Coronavírus,o Brasil foi obrigado a aderir ao isolamento social , mais conhecido como quarentena.Com a ordem de fechamento dos estabelecimentos não essenciais para sobrevivência.
Diante desse cenário , as empresas que não usavam meios digitais para vender seus produtos e serviços , viram seu faturamento despencar. Todavia o mercado eletrônico , teve crescimento significativo de suas vendas.
Ecommerce ou comércio eletrônico nada mais é do que a comercialização de serviços ou produtos por meios eletrônicos.Que podem ser plataformas, aplicativos e até whatsapp.
É uma estratégia comercial para vender produtos pela internet.
Primeiro é necessário definir o público – alvo , conhecer as tendências daquele produto ou serviço e estudar as formas de como chegar a esse público.
Ter conhecimento em marketing digital ,aprender sobre as plataformas de vendas , e seguir os passos da abertura de empresa normalmente.
Estudiosos dizem que depois da pandemia COVID-19 , o perfil dos compradores não voltará a ser como antes. Muitos estão se digitalizando conforme a pesquisa realizada pelo IBGE , que mostra até 2018 o acesso a internet era de 74,7% da população com 10 anos ou mais de idade.
O que leva a crer que o perfil digital aumenta a tendência ao e commerce , como forma de adquirir produtos e serviços.
Economia com espaço físico , uma vez que a loja será online, não existe a necessidade de pagar um aluguel caro em um shopping ou algum lugar com fluxo de vendas grande.
Necessidade de equipe menor , já que muitas tarefas são automatizadas , a equipe pode ser reduzida, por consequência a folha de pagamento dos funcionários passa a ser menor.
O regime de tributação , é a forma como o e commerce pagará seus impostos.
E a sua escolha deve ser baseada na melhor opção dentro da lei e que pague menos tributos.Dentre eles estão : Simples Nacional, lucro presumido e Lucro real.
Em alguns casos como , quando a loja cede seu espaço para que outras empresas coloquem seus serviços ou produtos , conhecida como intermediação de negócios , a opção pelo Simples pode sair mais caro que os outros regimes de tributação. Com alíquotas em torno de 16,93% a 22,45%.
Todavia é recomendado fazer uma análise tributária para cada caso.
De acordo com a entrevista realizada à revista exame, Raulino diz que as lojas físicas continuam sendo essenciais, tanto para vendas quanto para a logística .
Com as lojas funcionando como pequenos depósitos , e marketing , as marcas têm aumento na presença em diferentes regiões.
O futuro é a integração entre as duas frentes. “Neste ano, uma grande tendência será o começo do fim dessa diferenciação entre compra ‘online e offline’.
Por isso é de extrema importância que as lojas físicas , tenham a sua presença digital e trabalhe nas duas frentes simultaneamente e garantir a sobrevivência de seus negócios.
Sim , como qualquer outro tipo de negócio , o e commerce precisa obedecer todos os aspectos legais na constituição do seu negócio , ter contabilidade e usar seus números para avaliar o resultado da sua empresa.
Nós da totality contabilidade ajudamos ecommerces e estamos disponíveis para responder suas dúvidas .